Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), convocou reunião de emergência da Defesa Civil após chuvas na capital cearense. O encontro, que reúne profissionais das regionais, de hospitais e do gabinete do chefe do Executivo, foi motivado pela possibilidade de chuvas fortes para esta quarta-feira (15). A informação é do colunista do OPINIÃO CE, Roberto Moreira. Nesta terça-feira (14), a cidade amanheceu com fortes precipitações, deixando ruas alagadas e trânsito lento.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) acionou o alerta de perigo potencial para a cidade. “Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas”, diz o órgão, sobre o provável cenário meteorológico e possíveis consequências. O alerta vale até as 10h da quarta. Já conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), existe “risco médio” – de 41% a 70% – de chuvas intensas. “Não se descarta a possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento”, comunicou o órgão, em comunicado que vale até as 23h da quarta.
Evandro foi alertado, no entanto, para a possibilidade de uma chuva de até 100 mm na Capital. Após a reunião, pontos críticos de alagamento, rios, riachos e canais serão monitorados. Se necessário, será feita a retirada da população de locais passíveis a situações mais graves.
COMITÊ INTEGRADO DA QUADRA CHUVOSA
Na semana passada, foi anunciada a composição do Comitê Integrado da Quadra Chuvosa de 2025. O objetivo, como divulgado pela Prefeitura, é “coordenar e executar ações preventivas, preparatórias e de resposta a emergências durante a quadra chuvosa”. O comitê vai se reunir semanalmente. Segundo Evandro, será feito um mapeamento das áreas de risco, com o monitoramento meteorológico da cidade.
“Vamos prestar assistência à população, sobretudo nas 89 áreas de risco, de forma proativa, para que, no momento em que a quadra invernosa chegar, a nossa população não sofra tanto como nos últimos anos nós temos observado”, afirmou o prefeito.
A quadra chuvosa – ou quadra invernosa, como também é conhecida – ocorre no Ceará entre os meses de fevereiro e maio. Este é o período em que, normalmente, ocorrem mais precipitações no Estado. Mesmo ainda em janeiro, uma chuva de 23 mm já foi registrada nesta terça-feira (14). A previsão da quadra chuvosa para o Ceará será informada em 21 de janeiro.
Leia mais | Com pontos de alagamento e trânsito lento, Fortaleza segue com previsão de chuvas
O Comitê é composto pelo prefeito e pelos titulares das secretarias de Governo (Segov) das Executivas Regionais (SERs), da Segurança Cidadã (Sesec), da Infraestrutura (Seinf), da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), das Relações Comunitárias (SERC), do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), da Saúde (SMS) e da Educação (SME).
Além deles, também participam os chefes das Coordenadorias de Proteção e Defesa Civil (COPDEC), de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa) e de Comunicação Social (CCS); da Procuradoria Geral do Município (PGM), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan), da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) e das autarquias de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) e de Trânsito (AMC).