Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +5588 99990-9797
No comando: VARJOTA AO SOM DA VIOLA

Das 05:00 às 06:00

No comando: O DOMINGO É NOSSO

Das 06:00 às 10:00

No comando: O VARJOTENSE – DIEGO BINO

Das 06:30 às 08:00

No comando: HITS 98

Das 08:00 às 10:00

No comando: SUPER MANHÃ – DIASSIS PONTES

Das 08:00 às 11:00

No comando: FALA GALERA

Das 10:00 às 11:00

No comando: MANANCIAL

Das 10:00 às 12:00

No comando: ARENA DO ESPORTE

Das 11:00 às 12:00

No comando: ESPORTE TOTAL

Das 11:00 às 12:00

No comando: POR DENTRO DO ASSUNTO

Das 12:00 às 12:40

No comando: CELEBRANDO A CRISTO

Das 12:00 às 14:00

No comando: TRIBUNA DO POVO

Das 12:00 às 14:00

No comando: SAUDADE COM STYLLUS

Das 12:40 às 15:00

No comando: A TARDE É SUA

Das 14:00 às 15:00

No comando: IGREJA MADUREIRA

Das 14:00 às 16:00

No comando: AS MELHORES DA SEMANA

Das 15:00 às 17:00

No comando: SHOW DA TARDE

Das 15:00 às 17:00

No comando: PACOM

Das 16:00 às 19:00

No comando: BREGÃO DA STYLLUS

Das 17:00 às 19:00

No comando: EITA FORROZÃO

Das 17:00 às 19:00

No comando: A VOZ DO BRASIL

Das 19:00 às 20:00

No comando: SANTA MISSA

Das 19:00 às 20:30

No comando: SELEÇÃO MUSICAL

Das 19:00 às 22:00

No comando: POP DJ

Das 20:30 às 22:30

No comando: LOVE NIGHT – LOVE IS IN THE AIR

Das 21:00 às 23:00

Menu

Americanas e Submarino fora do ar: o que se sabe sobre a indisponibilidade das lojas online

Companhia dona das duas marcas identificou um ‘acesso não autorizado’ e suspendeu ‘proativamente’ os sites das duas lojas desde domingo (20); ainda não há previsão sobre retorno dos serviços.

Os sites das lojas Americanas e Submarino seguem fora do ar desde a madrugada de domingo (20). A Americanas S.A., dona das duas marcas, informou um “acesso não autorizado” em nota divulgada ao mercado e afirma que está trabalhando em uma solução.

A instabilidade dos sites começou ainda no sábado (19), quando a Americanas S.A. fez um primeiro comunicado. Na manhã da segunda (21) as páginas apontavam para um aviso de que o serviço estava indisponível devido a uma “falha de DNS”.

Por volta das 11h50, o site da Americanas foi atualizado com uma mensagem que dizia que “por questões de segurança, suspendeu proativamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce”. O site do Submarino continua apontando para uma falha de DNS.

Aviso no site da Americanas sobre a instabilidade dos sites — Foto: Reprodução

Aviso no site da Americanas sobre a instabilidade dos sites — Foto: Reprodução

O problema também afeta os aplicativos das marcas. Ao acessar os apps, não é possível acessar produtos ou realizar compras (saiba mais abaixo).

Veja o que se sabe e o que falta esclarecer sobre a indisponibilidade das lojas na internet.

O que se sabe até o agora:

Por que os sites da Americanas e do Submarino saíram do ar?

Em comunicado, a dona das marcas Americanas e Submarino explica que “a companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível. A companhia reitera que trabalha com rígidos protocolos para prevenir e mitigar riscos. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando”.

Falha de DNS no site das Lojas Americanas — Foto: Reprodução

Falha de DNS no site das Lojas Americanas — Foto: Reprodução

Qual a relação entre Americanas e Submarino?

As duas marcas pertencem à Americanas S.A. O grupo também é dono das lojas físicas Americanas e Americanas Express, da loja online Shoptime e da fintech de pagamentos Ame, dentre outros.

O que é uma falha de DNS?

Quem tenta acessar as páginas, encontra um aviso de que o serviço está indisponível devido a uma “falha de DNS”. O DNS (sigla em inglês para “Sistema de Nomes de Domínio”) é uma espécie de “agenda de contatos” da internet. Ele é responsável por registrar quais números (endereços de IP dos sites) estão ligados aos “nomes de domínio” (como “globo.com”).

A internet só funciona com números, então a “agenda” permite consultas (chamadas de “resoluções de domínio”) para qualquer pessoa saber o número de IP do site que pretende acessar. Quando acontece uma falha, o acesso à página fica indisponível porque não é possível encontrar o caminho certo para chegar nela.

As lojas físicas foram afetadas? E os aplicativos?

Ao acessar aos aplicativos oficiais das marcas é possível navegar pela página principal das duas lojas, mas a ferramenta retorna a mensagem de “Falha na conexão”, informando que “não foi possível conectar ao servidor. Por favor, verifique sua conexão com a internet”.

De acordo com o comunicado da empresa, as lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando.

A indisponibilidade afetou o Shoptime?

O Shoptime, outra loja que pertence à marca, segue funcionado. O consumidores podem realizar o login, acessar produtos e verificar o status de pedidos.

O que ainda falta ser explicado:

Houve ataque hacker?

A companhia não confirma que foi alvo de um ataque hacker, boato que tem rodado as redes sociais. O g1 questionou a marca sobre o assunto, mas não obteve retorno. Esse material será atualizado assim que houver mais informações sobre o tema.

Houve algum problema com os pedidos feitos no fim de semana?

A reportagem do g1 entrou em contato com o time de comunicação da Americanas S.A., mas ainda não há informações sobre essa possibilidade.

Houve comprometimento dos dados de consumidores?

No comunicado de sábado, a empresa declarou que não houve evidência de comprometimento das suas bases de dados. A empresa ainda afirma que as lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permanecem operando. O g1 reforçou a pergunta nesta segunda e deve atualizar esse material assim que houver uma reposta da companhia.

Fonte: G1

Deixe seu comentário:

PUBLICIDADE

Últimas do blog