Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O deputado estadual Vitor Valim (Pros) foi eleito, neste domingo (29), para comandar a Prefeitura de Caucaia pelos próximos quatro anos, com 51,08% dos votos válidos e 100% das urnas apuradas. Vitorioso no pleito deste ano, ele deve tomar posse na segunda cidade mais populosa do Ceará em 1º de janeiro de 2021.
Com a maioria dos votos, Vitor derrotou o atual prefeito da cidade, Naumi Amorim (PSD), que obteve 48,9% dos votos válidos com 100% das urnas apuradas. Os votos brancos somaram 2,92%; nulos, 6,56% e abstenções, 18,62%%.
No primeiro turno do pleito, a cidade tinha oito candidaturas e Vitor conquistou o segundo lugar, com 27,87% dos votos, o que representa 47.171 votos. Naumi, derrotado neste domingo, conquistou 69.262 votos no primeiro turno, em 15 de novembro.
A pesquisa Ibope contratada pelo Diário do Nordeste, divulgada no dia 12 de novembro, indicava a vitória de Naumi sobre Vitor Valim, com uma confortável vantagem. Na pesquisa, o atual prefeito aparecia com 46% das intenções de voto, enquanto o candidato do Pros figurava em segundo lugar com 22%.
Já na última pesquisa do segundo turno, encomendada pelo Diário do Nordeste e divulgada no dia 26 de novembro, a vantagem de Vitor cresceu. Dessa vez, Valim apareceu com 38%.
Após fazer carreira na televisão e rádio, Vitor Valim resolveu entrar na vida pública candidatando-se à Câmara Municipal de Fortaleza, em 2008, sendo eleito. O resultado se repetiu no pleito seguinte, em 2012. Em 2014, elegeu-se deputado federal e foi escolhido por 92.499 cearenses para a função.
Em 2018, concorreu a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e foi eleito com 63.642 votos. Na Casa Legislativa Estadual, ele defende projetos voltados à segurança pública, à saúde, à educação, à geração de emprego, à convivência com a seca e a temas de igual interesse do cearense.
O prefeito eleito organizou suas metas para a próxima gestão em oito áreas principais: saúde; educação; segurança e ordem pública; limpeza pública; transporte público e mobilidade; emprego e renda; ação social; e cultura, juventude, esporte e lazer.
Para o primeiro tema, Valim prometeu atenção especial para o Hospital Municipal Abelardo Gadelha e a Maternidade Municipal Santa Terezinha, com obras de melhoras na infraestrutura e ampliação da capacidade de atendimento. Para a Educação, ele proprôs o fornecimento da carteira de estudante caucaiense gratuitamente.
Já para a Segurança Pública, o prefeito eleito prevê o armamento da Guarda Municipal de Caucaia. A Mobilidade Urbana da cidade, por sua vez, deve receber um estudo sobre o sistema de transporte urbano e suas condições de uso, segundo Valim. Para movimentar a economia da cidade, ele propôs a criação de uma Escola de Turismo e um Pólo Industrial.
Caucaia é um município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 365.212 pessoas em 2020, atrás apenas da Capital cearense. O Produto Interno Bruto (PIB) per capita da cidade, em 2017, ano da última atualização do IBGE, era de R$ 16.178,90. Já o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é de 0,682.